A volta da estrela vermelha

20 de março de 2012

 

  • "Quem estava contra, agora está articulando estratégia para fortalecer a campanha" Josivan Barbosa, reitor da UFERSA

O PT DECIDIU: vai lançar candidato a prefeito e descartou aliança com o PSB em Mossoró. Numa disputa acirrada, por 162 votos à favor e 157 contra, em prévia ocorrida no último domingo, o Partido dos Trabalhadores (PT) definiu que terá candidato próprio para as eleições de outubro. Dentro de 30 dias, deverá ser confirmado o nome do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Josivan Barbosa. A decisão encerra de vez a possibilidade de aliança política com a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que já havia anunciado seu nome para a disputa.
A partir de hoje, o pré-candidato do PT à prefeitura de Mossoró já pensa em montar a sua chapa majoritária. Segundo Josivan Barbosa, o nome do vice pode ser definido pelo PDT, um possível aliado de governo. “Já tivemos conversas sobre isso, mas vamos marcar uma reunião para fechar esta questão. O meu desejo é esse, com o PDT indicando o vice na chapa”, disse ele.

Na disputa da prévia partidária, a vitória da candidatura própria, por apenas cinco votos de vantagem, marcou a divisão do PT quanto as pretensões eleitorais deste ano. Foram 162 votos a favor, contra 157. Ao todo, participaram 322 filiados – ainda houve registro de 2 nulos e um em branco.

Apesar disso, Josivan Barbosa garante que os petistas de Mossoró já superaram a disputa interna. “Quem estava contra
agora está articulando estratégia para fortalecer a campanha.
Quando acabou a apuração dos votos, os grupos em disputa até trocaram as camisas”, lembrou.
Já em clima de vitória, Barbosa comandou uma grande carreta que percorreu vários bairros da cidade. Os militantes
petistas, favoráveis à campanha própria, tinham até material divulgação, composto por camiseta, faixas e cartazes. Agora, o PT local terá 30 dias para confirmar o nome do reitor como candidato. “Eu não acredito que haverá outro para a disputa. Meu nome será confirmado sem grandes problemas”, reforçou.

[dropcap color=”#000000″ font=”georgia” fontsize=”13″]Planejamento[/dropcap]
Ainda de acordo o atual reitor da Ufersa, o PT mossoroense iniciou ontem o planejamento para a campanha eleitoral.
A ideia é obter um engajamento maior das principais lideranças políticas da legenda no Rio Grande do Norte, os deputados Fátima Bezerra e Fernando Mineiro. “Vamos convocá-los para pensar um projeto para a cidade. Todos os esforços serão importantes para fortalecer a campanha”, avaliou.

[dropcap color=”#000000″ font=”georgia” fontsize=”13″]Líderes prometem união[/dropcap]

  • "O nome de Josivan quebra a bipolarização das eleições locais" Fernando Mineiro, dep. estadual

O deputado estadual Fernando Mineiro, que defendeu o lançamento da candidatura própria, desde que fosse encabeçada por Josivan Barbosa, se mostrou satisfeito com o resultado das prévias partidárias. “O nome de Josivan Barbosa é interessante pois quebra com a bipolarização das eleições locais.

O PT tem tudo para crescer nas próximas pesquisas”. Ele, nas semanas que antecederam a eleição interna do PT, participou de várias reuniões com os filiados para fortalecer o projeto da candidatura própria. O parlamentar argumentou que o PT segue agora pelo caminho de força alternativa em Mossoró. Para ele, a legenda pode surpreender, saindo do ostracismo de décadas, quando cabia ao partido apenas o papel de compositor de aliança política.
Ainda segundo Mineiro, Josivan Barbosa traz um ótimo “know-how” de gestão. Uma das justificativas foi a de que o
orçamento da Ufersa saltou de R$ 1,2 milhão para R$ 125 milhões em oito anos. “Ele ( Josivan Barbosa) pode trazer soluções para as questões sociais, educacionais e de saúde que atrapalham o desenvolvimento da cidade”, definiu.

[dropcap color=”#000000″ font=”georgia” fontsize=”13″]Fátima[/dropcap]

  • "Precisamos reunificar o partido para superar os problemas" Fátima Bezerra, dep. federal

Já o grupo liderado pela deputada federal Fátima Bezerra, que defendia o apoio à candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), deu mostras que não se posicionará contra a candidatura petista.
Ao saber do resultado da eleição interna, ela telefonou, diretamente de Brasília, para congratular o reitor Josivan
Barbosa. “A decisão tomada democraticamente em Mossoró tem caráter definitivo, o que nos impõe a necessidade de
reunificar o partido para superar os problemas deixados pelo calor da disputa”, disse Fátima Bezerra.
A parlamentar também avaliou como positiva a boa participação dos filiados petistas na prévia partidária. No entanto, ela pediu moderação em razão do resultado final. “Fica claro que há uma divisão de opinião muito forte, os desafios
futuros terão que ser vistos com maturidade para a campanha eleitoral.

[dropcap color=”#000000″ font=”georgia” fontsize=”13″]Larissa espera contar com outros partidos de base[/dropcap]

  • "O projeto está forte e conta com o apoio de outros partidos" Larissa Rosado, dep. estadual

Já para a deputada estadual Larissa Rosado que, com olhar de esguelha, esperava o PT para fortalecer uma aliança de oposição, o resultado da prévia não foi surpreendente. “O ideal seria montar uma maioria, mas não vai enfraquecer a nossa campanha. O projeto está forte e conta com o apoio de outro partidos”, disse ela.
Esta será a terceira vez que Larissa disputa o cargo. Ela já perdeu em 2008 para a atual chefe do executivo, Fafá Rosado
(DEM), cujo grupo político governa Mossoró há 15 anos. Antes disso, também foi derrotada em 2004, quando disputou com a então prefeita Rosalba Ciarlini, hoje Governadora do Estado, que à época concorria à reeleição.
“Agora os tempos são outros. Conto com o apoio de boa parte dos partidos da base aliada do governo federal (PP, PSC, PMM e PSD) para esta disputa”, lembrou ela. Na primeira pesquisa eleitoral à prefeitura de Mossoró, o nome de Larissa desponta com 37% de intenção de voto do eleitorado.

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.