Apesar de contar com uma forte deficiência na oferta de voos internacionais, sobretudo quando comparado aos seus principais concorrentes na região Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador), o aeroporto de Natal/São Gonçalo do Amarante registrou o maior crescimento em volume de frutas embarcadas para exportação.
Esse salto no crescimento dos embarques via aeroporto potiguar se deu basicamente em função de dois elementos: a entrada em atividade de um operador privado em sua gestão e a oferta de novos voos internacionais (inclusive de um voo cargueiro da Lufthansa).
Como resultado desses movimentos, o embarque de frutas por esse aeroporto saltou de um número praticamente inexpressivo no início de 2014 para algo como 200 toneladas/mês agora em julho de 2015.
No mês passado foram embarcados pelo aeroporto de SGA aproximadamente 199 toneladas de frutas (principalmente mamão). Pelo aeroporto de Salvador o embarque totalizou 406 toneladas. Fortaleza e Recife, por sua vez, embarcaram 212 e 181 toneladas respectivamente.
Com esses números o aeroporto potiguar vai progressivamente se consolidando como canal de escoamento da produção de frutas da região Nordeste. Dos 4 principais aeroportos da região o de Natal/SGA já responde por 20% do embarque mensal de frutas.
Porem, há que se destacar que parte expressiva das frutas produzidas no estado ainda são exportadas pelos aeroportos de SP e RJ. Curiosamente nos meses de junho e julho deste ano o volume de frutas (mamão) exportado pelo aeroporto de Natal teve como principal origem o estado da Paraíba. Muito provavelmente anteriormente essas exportações paraibanas eram efetuadas via o aeroporto de Recife.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.