As fortes chuvas registradas na última terça-feira fizeram com que algumas lagoas de captação da cidade atingissem o seu limite máximo na manhã de ontem. Para evitar transtornos, o sistema de bombeamento já foi acionado na maioria delas. Num período de 24 horas, entre as 7h da manhã de terça e as 7h de ontem, havia chovido 42 milímetros, de acordo com cálculo feito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
A previsão é de que as chuvas permaneçam no mesmo ritmo até o próximo domingo. Até ontem, choveu 140,7 mm, mais da metade do esperado para o mês de março – a estimativa é de que até o final do mês chova 210 mm. De acordo com Gilmar Bistrôt, meteorologista da Emparn, as chuvas do mês de março deverão ocorrer, em sua maioria, nos períodos da noite e início da manhã na grande Natal. Já no interior, as chuvas serão fracas e acontecerão no turno da tarde.
“A lagoa de captação da avenida Integração ainda não apresenta o sistema de bombas instalado. Lá, contamos apenas com a permeabilização da terra para escoar a água acumulada. Porém, mesmo com todas as chuvas que ocorreram, a lagoa não atingiu o nível máximo nem apresenta risco de transbordo”, garante o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Francisco Júnior.
De acordo com Francisco Júnior, todas as lagoas de captação estão funcionando normalmente e não devem ser motivo de preocupação para a população. Ele afirma que o cronograma de chuvas e de limpeza das lagoas está transcorrendo normalmente e que todas as lagoas estão dentro das expectativas de funcionamento.
A reportagem visitou algumas lagoas na Zona Norte de Natal e constatou que a localizada no conjunto Santarém se encontrava bem cheia. “Está sim começando a chegar no ponto em que faremos a ligação das bombas para o escoamento. Porém, ainda não é o momento. Se feito em momento inadequado, as bombas podem ficar defeituosas”, esclarece o secretário.
Defesa Civil
Na tarde de ontem, a Defesa Civil de Natal reuniu todos os técnicos e fiscais para uma reunião onde foram apresentados os relatórios elaborados através do monitoramento de todas as regiões da capital. Três equipes se dividiam nas principais avenidas e ruas da cidade para destacar os pontos que necessitam, com maior urgência, de intervenções das secretarias municipais de serviços urbanos, obras públicas e infraestrutura e limpeza pública. O levantamento foi coordenado por Irimar Matos que garantiu a celeridade das intervenções municipais.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.