O Mercado Modelo das Rocas deverá ser inaugurado no segundo semestre deste ano. Além da infraestrutura totalmente renovada, o novo prédio contará com 82 salas, três restaurantes, elevador, quatro banheiros, dois vestiários e um fraldário, adaptados para portadores de deficiência física. Além dos 54 boxes de venda, o mercado terá também espaço para caixas eletrônicos, dois balcões de informações e uma praça de alimentação com ambiente interno climatizado.
Para que toda a estrutura seja usufruída em sua totalidade, os comerciantes cadastrados precisarão passar por capacitação e qualificação profissional. Uma parceria entre a Prefeitura de Natal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estabeleceu a formalização, treinamento e profissionalização como princípios básicos a serem adotados pelos comerciantes. O Sebrae subsidiará 90% dos custos para os comerciantes. Aqueles que forem trabalhar com a comercialização de alimentos também precisarão ser capacitados pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária em Natal (Covisa).
Depois que o novo prédio for inaugurado, todo o custeio para manutenção do Mercado das Rocas, durante um ano, será bancado pela Prefeitura Municipal. Isso incluirá gastos com pessoal de serviços gerais, segurança e contas de água e energia. Passado um ano de funcionamento, será estabelecido uma mensalidade para manutenção, a ser paga por cada comerciante.