Notícia publicada no portal No Ar:
Realizando uma visita de cortesia as capitais nordestinas, o cônsul dos Estados Unidos, Richard Reiter esteve na Prefeitura de Natal nesta quinta-feira (23) com o prefeito Carlos Eduardo Alves. Empossado em julho e com permanência de três anos, o cônsul quer conhecer as particularidades das cidades e busca firmar parcerias.
“Eu sou recém-chegado ao Brasil, estou aqui há três meses. Quero dar continuidade a nossa relação, vim conversar com várias pessoas e buscar algumas parcerias. O governo americano tem uma história longa com o Rio Grande do Norte”, afirmou Richard, que veio acompanhado da cônsul Política e Economia, Paloma Gonzalez, e do assessor do departamento comercial, Moacir Rodovalio para a reunião com o prefeito, a primeira-dama Andréa Ramalho e do chefe do Gabinete Civil, Kleber Fernandes.
Richard Reiter elogiou Natal e afirmou que os americanos que visitaram a cidade durante a Copa do Mundo compartilham da mesma opinião. “Eu adoro Natal, é uma cidade linda. As pessoas são super simpáticas, abertas a colaborar. Temos muito em comum e muito para trabalhar aqui juntos, estamos aqui para explorar as possibilidades. Os americanos ficaram muito alegres, foi um momento muito bom na Copa”, contou.
Para ele, a vinda de novos turistas americanos irá depender da divulgação dos primeiros visitantes, “a melhor divulgação é a ‘word of mouth’ (boca-boca), os visitantes que vieram para cá, falarem do Nordeste, falar o que foi bom”.
Entre os assuntos conversados, o cônsul prevê a atração de mais americanos ao Nordeste, dar incentivos para os brasileiros viajarem para os Estados Unidos e o desenvolvimento de um comércio bilateral.
“Para tirar o visto hoje em dia é bem mais fácil, conseguimos aprovar mais de 90% dos vistos solicitados. Não existe mais aquela fila, agora é hora marcada, dentro de 20 minutos faz a entrevista e sai com o visto”, comentou Reiter. Em setembro, foram feitos 600 atendimentos por dia e cerca de 3% a 5% é negado. A média para agendar a entrevista é dois dias.
O consulado americano tem base em Recife e atende os estados nordestinos, menos a Bahia. Outros serviços são ofertados na instituição, como atendimento para americanos, estimulo as relações comerciais, auxilio aos brasileiros que estão nos Estados Unidos.
O prefeito Carlos Eduardo comentou que novos projetos podem ser firmados com o consulado que possam beneficiar a população em quaisquer que sejam os segmentos. “De alguma forma, é importante se relacionar e abrir esse canal, que a partir dai estamos aptos a desenvolver os projetos”, encerrou.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.