Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Delcídio só foi preso por citar ministros do STF em gravação

26 de novembro de 2015

Sei que o que vou dizer vai desagradar a muita gente, especialmente aqueles que consideram o PT como a causa de tudo que se refere a corrupção neste Brasil varonil. Mas antes que eu me detenha no assunto, devo dizer que nunca neste país se prendeu um senador da República em plena função de seu mandato, caso do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo – bom salientar isso -, preso pela Polícia Federal depois que o Ministério Público apresentou evidências de que o senador tentou obstruir as investigações da Operação Lava Jato.  A prisão foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

1448446987_640853_1448447267_noticia_normal

Pois é, caro leitor: nos documentos apreendidos pela PF constam uma gravação em que o senador  fala sobre a influência no Supremo e cita ministros como Dias Toffoli, Edson Fachin e Gilmar Mendes. Além deles, José Sarney e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Leia trecho da gravação:

– Delcídio: Agora, Edson e Bernardo, eu acho que nós temos que centrar fogo no STF agora. Eu conversei com o Teori, conversei com o Toffoli. Pedi pro Toffoli conversar com o Gilmar [Mendes], o Michel [Temer] conversou com o Gilmar também, porque o Michel tá muito preocupado com o [Jorge] Zelada E eu vou conversar com o Gilmar também.

Edson: Tá…

Delcídio: Porque o Gilmar, ele oscila muito. Uma hora ele tá bem, outra hora ele tá ruim, e eu sou um dos poucos caras…

Edson: Quem seria a melhor pessoa pra falar com ele? Renan [Calheiros], ou [José] Sarney?

Delcídio: Quem?

Edson: Falar com o Gilmar.

Delcídio: Com o Gilmar, não. Eu acho que o Renan conversaria bem com ele.

Edson: Eu também acho, o Renan. É preocupante a situação do Renan…

Delcídio: Eu acho que.. Mas por quê? Tem mais coisas do Renan? Não tem…

Fiz o relato do trecho da gravação para mostrar que Delcídio só foi preso por citar ministros do STF em gravação.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teria muito mais motivos para que o Supremo solicitasse a prisão dele, afinal, já está comprovado que Cunha cometeu crime contra o sistema economômico e financeiro nacional, ao enviar divisas para contas no exterior.

Outra:

No STF, pelo menos vinte e dois processos têm como parte o deputado Eduardo Cunha. Ora como autor, ora como réu. Sendo assim, caberia aos ministros do Supremo pedirem a sua prisão e a Câmara votar pela sua liberação para que fosse também preso assim como foi o senador Delcídio do Amaral.

Portanto, como bem disse nesta quinta-feira a colunista da Folha, Mônica Bergamo, o vazamento de documentos secretos do âmbito das investigações da Operação Lava Jato tem desconcertado os ministros do Supremo Tribunal Federal. É vero!

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.