Posso estar enganado, mas acredito que a entrada em operação, em fins de 2014, da Refinaria do Nordeste (localizada em Pernambuco), afetou a produção de diesel na Refinaria Potiguar Clara Camarão.
A refinaria da Petrobras localizada em solo pernambucano é especialista na produção de óleo diesel. O Diesel, até fins de 2014, era o principal produto produzido na refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré/RN.
No primeiro semestre de 2014 a RPCC produziu uma média mensal de 44,5 mil metros cúbicos de diesel. No primeiro semestre deste ano a produção caiu para 21,7 mil metros cúbicos por mês. Uma queda de 51%.
Com o início da produção de diesel em dezembro de 2014, a RNEST produziu em junho último cerca de 238 mil metros cúbicos de diesel e sua produção média mensal no semestre foi de 133,7 mil metros cúbicos.
Portanto, parece estar claro que a entrada em operação da RNEST vai exigir uma mudança no perfil da RPCC. Isso já está começando a acontecer. Atualmente o volume de gasolina produzido na refinaria potiguar já é maior que o volume de diesel. No primeiro semestre deste ano foram produzidos na RPCC aproximadamente 130 mil metros cúbicos de diesel, contra uma produção de 275 mil metros cúbicos de gasolina.
Todavia, até o momento, o aumento da produção de diesel não foi suficiente para compensar a queda da produção de diesel.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.