Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Ex-governadora anuncia hoje se vai concorrer as eleições

21 de junho de 2012

O final desta semana marca o desfecho das definições de algumas das líderes políticas de Natal. A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB,  anunciará hoje o seu destino político no pleito municipal deste ano.  Amanhã será a vez da prefeita Micarla de Sousa, presidente municipal do PV, anunciar que será candidata a reeleição.

A ex-governadora Wilma de Faria marcou para a manhã de hoje uma reunião com os vereadores da bancada do PSB. Aos parlamentares ela anunciará a  definição para o pleito municipal. A chefe do Executivo está entre ser candidata a vice-prefeita na chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) ou disputar o cargo de vereadora da capital potiguar. Um indício de que ela lida com a probabilidade de ser vice de Carlos Eduardo está concentrado no fato de que não fez sondagem com correligionários sobre o cargo de vice.

Wilma de Faria convocou vereadores do PSB para uma reunião. (Foto: Rodrigo Sena)

Depois de se reunir com os vereadores, na manhã de hoje, a presidente estadual do PSB irá também ao encontro do ex-prefeito Carlos Eduardo, para fazer o anúncio oficial. A única certeza, no momento, é que a indicação do vice será do PSB.

Outra fato consumado entre as alas pedetistas e peessebistas é que os dois partidos farão coligação também na proporcional. Os demais partidos que integrarão a aliança com Carlos Eduardo comporão outra chapa proporcional. Mas permanece um impasse entre o PC do B, presidido por Antenor Roberto, e o PPS, que tem como presidente o ex-deputado Wober Júnior.

O PC do B já disse que não deseja integrar a mesma proporcional do PPS. A legenda de Wober Júnior, por outro lado, já afirmou que deseja se coligar na segunda proporcional, deixando a primeira com PSB e PDT. Está exatamente aí o impasse da proporcional com a indefinição de como acomodar PPS e PC do B.

MICARLA CANDIDATA

Enquanto a ex-governadora Wilma de Faria mantém segredo sobre sua definição no pleito de 2012, a prefeita de Natal Micarla de Sousa anunciará amanhã, às 10h, na sede do PV, a decisão de ser candidata a reeleição. Na coligação, além do PV e PP está confirmada também a participação do PSC.

A prefeita Micarla chegou a convidar para vice o ex-secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Sérgio Pinheiro. Filiado ao PTN, o ex-auxiliar ainda não respondeu ao convite. Mas no último sábado, em entrevista a TRIBUNA DO NORTE, ele chegou a dizer que a prefeita teria definido pela reeleição “muito tarde”. No entanto, Pinheiro não respondeu se aceitaria ou não ser vice na chapa do PV.

“Garibaldi retomou o Programa do Leite e Rosalba está destruindo”

A exemplo do vice-governador do RN, Robinson Faria, a ex-governadora Wilma de Faria faz críticas contundentes ao governo Rosalba Ciarlini, citando como um dos fatos mais graves a desativação gradativa do Programa do Leite. Em contato com a reportagem de O JORNAL DE HOJE, na manhã desta quarta-feira, a ex-governadora criticou duramente a situação de calamidade do Programa do Leite, administrado atualmente pela Emater: “Esse programa já havia sido acabado por José Agripino, foi retomado por Garibaldi Filho e agora está sendo destruído pelo atual governo”, constata a ex-governadora, mostrando-se indignada por entender que o Programa do Leite é da maior importância para a economia do Estado, já que segundo ela, fortalece a bovinocultura leiteira, gera emprego e renda, alimenta a população carente, melhora a condição nutricional e oferece melhores condições de sobrevivência ao pequeno criador rural. “A bacia leiteira está destruída e substituir o leite pasteurizado pelo leite em pó é um procedimento inadmissível”, ressalta, lembrando existir também retrocesso com relação ao problema de controle da aftosa.
Wilma de Faria diz constatar descaso por parte do governo com relação ao funcionamento das Centrais do Cidadão, segundo a ex-governadora, uma iniciativa exitosa que precisa ser preservada.  “Falta prioridade e vontade política, fatores essenciais para promover o desenvolvimento e crescimento do Estado. A então candidata ao Governo do Estado gerou uma grande expectativa de mudança, mas o que se vê agora é uma frustração generalizada da população, segundo mostram as pesquisas de opinião pública”, observa Wilma de Faria.

A presidente do PSB, ex-governadora Wilma de Faria, corrobora com declarações do vice-governador, Robinson Faria que em entrevista a ´O JORNAL DE HOJE, edição do último final de semana afirmou que o maior desafio político atualmente é unir as oposições do Rio Grande do Norte para que saiam fortalecidos nas eleições municipais deste ano e como consequência retomar o Poder Estadual  em 2014, segundo o vice-governador, “de um governo que não tem planejamento nem proposta administrativa”. Wilma de Faria disse que o trabalho está sendo intensificado a partir do cumprimento de uma agenda política no interior do Estado aonde participa de convenções em diversos municípios onde o PSB tem candidatura própria a prefeito ou realiza alianças com partidos da base oposicionista. “Concordo também quando Robinson diz que o momento não é adequado para discussão de nomes para 2014, já que temos eleições municipais em outubro que são determinantes para o pleito estadual”, disse ela.

Disputa de 2014
Wilma não deverá mesmo ser candidata nas eleições municipais deste ano, segundo uma fonte do PSB. O raciocínio defendido por um segmento partidário é que o nome dela tem história, prestígio e liderança política no RN e por essas e outras razões deve ser preservado para concorrer em 2014 dentro do sistema oposicionista que tem Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT) e a própria Wilma de Faria (PSB) como principais lideranças. “Não tem nada definido”, resumiu Wilma de Faria quando questionada sobre o assunto na manhã de hoje. A ex-governadora está sendo citada como possível candidata a vice-prefeita na chapa com Carlos Eduardo ou a vereadora em razão de não existir consenso para escolha de um nome dentro do PSB.

A ex-governadora Wilma de Faria ao ser questionada sobre sua decisão que deverá ser anunciada até a próxima sexta-feira, afirmou que no momento está preocupada no cumprimento de uma agenda política em diversos municípios do  interior do Estado participando de convenções partidárias, interiorizando e fortalecendo a legenda com vistas as eleições deste ano e de 2014, também. Segundo a ex-governadora, são boas as perspectivas de crescimento do PSB, já que o partido participará ativamente da campanha municipal apresentando 40 candidatos a prefeito aproximadamente, além de inúmeros candidatos a vereador. (JP)

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.