Notícia publicada no site Nominuto.com:
A mais antiga construção do Rio Grande do Norte – símbolo da capital potiguar que já soma quatro séculos de existência – o Forte dos Reis Magos vai passar por um processo de restauração. Mas antes de começar as obras, que vão desde a parte da estrutura arquitetônica, passando pelo entorno da Fortaleza e seguindo até as instalações elétricas e sanitárias, o Forte está passando desde o mês de novembro do ano passado, por um processo de pesquisa histórica e arquitetônica.
O trabalho é comandado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que voltou a administrar o local e os recursos foram garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.
“A recomendação do pessoal do patrimônio nacional é de que essas obras de restauração em bens tombados e históricos devem ser precedidas por estudos arqueológicos e históricos”, explica o superintendente do Iphan no Rio Grande do Norte, Onésimo Santos.
Os estudos históricos estão sendo feitos pelo especialista em fortificações do Iphan, Adler Homero, e tem como base os arquivos locais existentes, além de documentos portugueses e materiais holandeses. A parte arqueológica está sob responsabilidade da empresa Arqueolog, contratado junto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“O resultado das pesquisas vai refletir nas diretrizes da restauração, já que vamos saber qual tipo de argamassa será utilizada e quais tipos de restauro nas cantarias será feito”, concluiu Onésimo Santos.
Os estudos terminam ainda esse mês, porém, o início das obras de restauração da Fortaleza ainda não tem prazo para acontecer.
Visitações seguem em ritmo normal
Os potiguares e turistas que quiserem visitar a fortificação localizada na Praia do Forte, zona leste da capital potiguar, não precisam se preocupar. Isso por que apesar das pesquisas, a edificação segue recebendo visitantes.
O Forte dos Reis Magos recebe os visitantes todos os dias da semana, de 8h às 16h, exceto às quartas-feiras (das 8h às 12h) e quintas-feiras (das 12 às 16h). Os ingressos custam R$ 3 (inteira) e R$ 1,50 (meia). Maiores de 65 anos, estudantes de escolas públicas, professores e funcionários do Ministério da Cultura têm entrada franca. O contato com o Forte dos Reis Magos pode ser feito pelo e-mail forte.reismagos.rn@iphan.gov.br.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.