O instituto brasileiro de Geografiaa e Estatística (IBGE) iniciou no Rio Grande do Norte a coleta de dados para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Esta será a principal avaliação da área social e econômica já feita no Estado, cujo foco será a relação de emprego e renda.
Segundo a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, que esteve ontem em Natal para apresentar a pesquisa, os primeiros resultados serão apresentados em janeiro de 2013.
Segundo Bivar, o recenseadores iniciaram em janeiro as visitas às residências potiguares para coletar dados. Na região da Grande Natal, serão analisados mais de 2000 domicílios. “A PNAD investiga anualmente, de forma permanente, características gerais da população. Mas queremos disponibilizar informações mais atualizadas sobre as relações de trabalho aqui no Rio Grande do Norte”, disse. A capital potiguar será a terceira cidades nordestina incluída na lista de capitais e suas regiões metropolitanas. Até ano passado, esta pesquisa era feita apenas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
Ainda em 2013, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também será aplicado em Natal. A taxa mede a variação de preços de um conjunto i xo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais. A pesquisa, feita desde o ano 1947, cobria apenas sete das principais capitais do país Mas, a partir deste ano, Natal também será incluída, garantiu a presidente do IBGE.
Já no segundo semestre deste ano, Natal receberá a avaliação dos preços nas áreas de Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, Leitura e Recreação, Transportes e Despesas Diversas.Com relação ao Censo, cujos dados ainda não foram completamente divulgados, o IBGE pensa numa nova metodologia de pesquisa. Segundo a presidente da entidade, a partir de 2013 será iniciada um nova análise populacional. Desta vez a meta é terminar o censo em apenas cinco anos. Para facilitar o trabalho, o território brasileiro será divido em quatro partes. Por ano, um determinado trecho será avaliado. Com isso, serão quatro anos depesquisas aprofundadas.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.