Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Não subestimem Lula

29 de agosto de 2015

Sem paixões políticas e muito menos cor partidária digo hoje o seguinte: não subestimem Lula. Perseverante no que faz, Lula disputou quatro eleições presidenciais para se eleger presidente na quarta. Ao lançar o nome de Dilma Ruosseff, atual presidenta da República, disseram que ele carregava um poste. Deu no que deu. Ao lançar o seu ex-ministro da Educação, Fernando Haddad candidato a prefeitura de São Paulo, da mesma forma disseram que ele carregava um poste. Haddad se elegeu. Neste sábado, discursando em São Bernardo, seu berço político, Lula disse: “a direita desse país resolve dizer que o Lula está morto, que o Lula já era. […] Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no galho olhando para você. Então, é o seguinte: eu voltei a voar outra vez.”

Lula voltou a voar. Não custa lembrar ao leitor que Lula bateu um recorde histórico de popularidade durante seu mandato, conforme medido pelo Datafolha.Programas sociais como o Bolsa Família e Fome Zero são marcas de seus governos. Lula teve um papel de destaque na evolução recente das relações internacionais, incluindo o programa nuclear do Irã e do aquecimento global. Em outubro de 2011, Lula, que fora fumante durante 40 anos, foi diagnosticado com câncer de laringe e começou um tratamento de quimioterapia rapidamente. Desde que o câncer foi encontrado, ele conseguiu recuperar-se, e desde então, anunciou seu retorno à política. Faço esse parêntese só pra repetir a perseverança de Lula.

O Brasil hoje, é certo dizer, enfrenta uma grave crise econômica e política, talvez nunca vista na história recente de nosso país. Isso é um fato inconteste. O governo da presidenta Dilma comete erros na condução da economia. Por outro lado, a falta de jogo de cintura dificulta mais ainda o relacionamento de Dilma com o Congresso. Isso também é incontestável.

Contudo e mesmo a culpa pelo governo Dilma sendo imputado em sua parte a Lula, que a fez sua sucessora, não se pode negar que Lula é um líder e, acima de tudo, uma raposa que faz política durante 24 horas. A declaração do ex-presidente em São Bernardo do Campo, pode-se tomar como um aviso à oposição que insiste em fustigá-lo. Aliás, o que Lula adora. Quanto mais o fustigam, mais ele se alimenta disso para enfrentar novos desafios.

Portanto, volto a dizer, sem paixões políticas e muito menos cor partidária que não subestimem Lula.

A conferir!

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.