Que o ano de 2016 não será um ano normal, todos já reconhecem. Mas, apesar dos sobressaltos políticos e da desaceleração econômica, nem tudo está parado. O Brasil se tornou um dos 10 maiores mercados para energia eólica do mundo, e a tecnologia de geração solar também ganhou enorme espaço, principalmente na micro/mini geração.
Reconhecendo o especial das circunstâncias atuais e voltando a marcar o início do ano legislativo e da gestão setorial no País, o Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos volta a ser realizado no começo de cada ano e na sua cidade de origem: Natal, Rio Grande do Norte.
Além disso, será co-sediado com o Solarinvest 2016, que desde 2010 reúne e debate os agentes e as questões críticas da geração solar no Brasil.
A data é 18 e 19 de abril de 2016. O local é o conjunto de auditórios da moderna Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
A grade temática deste ano envolve: licenciamentos sócio-ambientais, fontes e formas de financiamento e capitalização, competitividade e atratividade regional, e, como sempre, os aspectos regulatórios e de política setorial a serem aprimorados.
A dinâmica do encontro subdivide-se em (i) reuniões fechadas pela manhã, sem imprensa e apenas com agentes diretamente envolvidos com as questões, e (ii) plenárias abertas à tarde, para divulgar as novidades e interagir com a opinião pública e os participantes do setor, direta ou indiretamente interessados no sucesso desta indústria.
Haverá também um workshop especialmente destinado aos jornalistas que cobrem estes setores, com instrutores cobrindo tudo o que sempre quiseram esclarecer e finalmente poderão perguntar. Também será realizada a 1a Rodada de Negócios SEBRAE/CERNE entre grandes marcas dos setores e o pequenos e médios empreendedores, com potencial de se tornarem seus fornecedores.
Seja qual for o seu papel – comercial, institucional ou financeiro – este é o momento e o local para encontrar as pessoas certas tratando dos assuntos de seu interesse.
Há várias modalidades de participação para que a sua empresa não deixe de participar do maior fórum político-regulatório do setor no Brasil. Escolha uma, e planeje-se para vir a Natal, a capital nacional da energia renovável, e participar da 8a Edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, e do Solarinvest 2016.
A geração de energia a partir de fontes eólica e solar não tem regredido e não terá retrocesso no Brasil, qualquer que seja o cenário político. Por isso, manter presença, discutir suas especificidades e conquistar espaços em meio às oportunidades que surgem em tempos bicudos é a melhor estratégia para emergir lá adiante, na frente dos outros.
Mais detalhes em www.cartadosventos.com
Link original do artigo: https://www.linkedin.com/pulse/f%C3%B3rum-nacional-e%C3%B3lico-e-solarinvest-2016-jean-paul-prates