Os preços dos peixes para a Semana Santa continuam subindo no comércio de Natal, segundo a pesquisa divulgada ontem pelo Procon municipal. De acordo com o levantamento, houve aumento médio de 8,0% em relação à semana passada. Apenas nas duas últimas semanas os preços aumentaram, em média, 11,41%. Comparando os preços de hoje com os do mesmo período do ano passado, o reajuste médio chega a 23,5%.
Realizada nos dias 28 e 29 de março de 2012, a pesquisa considera 12 tipos de peixes, vendidos em 12 supermercados e hipermercados, seis boxes do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue/Rocas, e uma peixaria em Lagoa Seca. De acordo com os dados, o bacalhau também está mais caro. “O preço aumentou 5,5% na última semana, mas está ligeiramente mais barato com relação ao mesmo período do ano passado (-0,46%)”, diz o Procon.
Os ovos de chocolate seguem em outra direção. Para esse tipo de produto, o Procon constatou redução média de 3,1% em comparação à semana passada e de 4,9% nas duas últimas semanas. Comparando os preços atuais com os do mesmo período de 2011, entretanto, os preços ainda estão mais altos: 6,95%, em média. Quanto às caixas de bombons, foi constatado aumento médio de 2,4% em relação à semana passada, mas, considerando as duas últimas semanas, houve uma redução de 1,2%, mas continuam mais caros em relação a 2011 (+2,43%).
“O consumidor deve pesquisar antes de comprar, pois as diferenças são grandes”, orienta o Procon. As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento, estão disponíveis para consulta na na internet: www.natal.rn.gov.br/procon.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.