Prefeita de Natal define equipe que comandará transição entre governos

30 de outubro de 2012

Notícia publicada do portal G1 RN:

A 64 dias do final do seu mandato como prefeita de Natal, Micarla de Sousa reuniu, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, secretários titulares e adjuntos de todas as pastas que compõem a administração municipal. Em tom de despedida e visivelmente abatida, a chefe do executivo municipal anunciou a equipe de transição da atual gestão que, ao lado da comissão que será nomeada pelo prefeito eleito Carlos Eduardo, viabilizará a transição entre os governos. No total, sete secretários municipais serão responsáveis pela elaboração de relatórios diversos que deverão contemplar desde informações administrativas ao perfil financeiro de cada secretaria municipal.

Micarla de Sousa reuniu secretariado para anunciar equipe de transição de governo. (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Como coordenador da equipe, a prefeita nomeou o diretor-presidente do Procon Municipal, Rivaldo Fernandes. Ele será auxiliado por mais seis secretários municipais que ficarão responsáveis pela confecção de relatórios administrativos de todas as pastas que compõem a atual gestão. São eles: Josileide Lucas de Pontes, atual secretária de Políticas Públicas para as Mulheres; Alcedo Borges Júnior, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social; João Alves de Carvalho Bastos, diretor da Urbana; Fúlvio Saulo Mafaldo do Nascimento, secretário municipal de Planejamento Instrumental adjunto; Sílvio Eugênio de Araújo Medeiros, presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal e, por fim, Caio César Araújo de Medeiros, secretário chefe do Gabinete da Prefeita.

Micarla de Sousa colocou à disposição da sua equipe e da comissão que será nomeada por Carlos Eduardo para comandar a transição, o Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), cujo prédio é localizado na Cidade da Espernça, zona Oeste de Natal. A prefeita relembrou que sua equipe de transição, à época da sua vitória para a chefia do Executivo Municipal em 2008, não dispôs de espaço físico para trabalhar e teve que improvisar. “Todos os documentos estarão disponíveis e eu saio da Prefeitura com a consciência do dever cumprido e de ter trabalhado com pessoas dedicadas como vocês”, disse a prefeita em tom de despedida ao secretariado reunido na tarde desta segunda-feira (29), no Palácio Felipe Camarão.

Ao longo do seu discurso direcionado aos secretários e não à imprensa – Micarla de Sousa não concedeu entrevista -, a prefeita ressaltou seu trabalho nestes últimos quatro anos. “Avançamos em várias áreas e deixaremos dinheiro em caixa para o próximo prefeito. Além disso, tenho uma ótima notícia: amanhã (terça, dia 30) iniciaremos a operação tapa-buracos pela Avenida dos Pinheirais, em Neópolis. Investiremos mais de R$ 11 milhões.”, afirmou. Ela lamentou, ainda, a impossibilidade de executar as obras de recuperação do calçadão de Ponta Negra alegando que a burocracia processual atrasou o início das intervenções. “Temos dinheiro em caixa, depositado na conta do Município, e ainda não pudemos começar”.

Durante as breves palavras ditas na presença da imprensa, Micarla de Sousa evitou pronunciar o nome de Carlos Eduardo. Ela limitava-se a referenciá-lo como prefeito eleito ou próximo gestor municipal. Visivelmente abatida, Micarla de Sousa agradeceu, com uma voz embargada em determinados momentos, ao empenho de seus líderes ao longo do seu mandato e saiu, de cabeça baixa e sem olhar para trás.

O processo de transição

Micarla pediu empenho da equipe e afirmou que tudo será feito com lisura. (Foto: Ricardo Araújo/G1)

De acordo com o coordenador da equipe de transição municipal, Rivaldo Fernandes, a partir desta terça-feira (30), os oito componentes se reunirão periodicamente. “Na realidade, já estamos trabalhando na elaboração dos relatórios há pelo menos dez dias. Nosso objetivo é de que o primeiro encontro com a comissão que será nomeada pelo prefeito eleito ocorra entre os dias 13 e 15 de novembro”, esclareceu. Ele ressaltou que o processo de transição irá seguir princípios republicanos e de transparência integral.

Entretanto, quando questionado se todos os documentos serão liberados para consulta pública, Rivaldo Fernandes fez uma ressalva. “Cada momento importante será disponibilizado”, limitou-se a dizer. Rivaldo comentou, ainda, que os membros da equipe municipal foram escolhidos levando-se em consideração a competência técnica e de confiabilidade da prefeita em cada um deles.

Questões políticas e financeiras que envolvem a transição não foram respondidas pelo coordenador da equipe. Ele asseverou, contudo, que não vislumbra complicações no levantamento dos dados necessários à composição dos relatórios que serão entregues ao próximo gestor. Rivaldo Fernandes não soube responder como o Município irá gerir questões relacionadas ao orçamento para 2013, além do saldo de contas a pagar pelo futuro prefeito.

Questionado sobre uma suposta animosidade entre Micarla de Sousa e Carlos Eduardo, o secretário Rivaldo Fernandes preferiu não prolongar o assunto. Ele destacou, entretanto, que Micarla de Sousa tem como objetivo passar a faixa para Carlos Eduardo no dia 1º de janeiro de 2013 e que acompanhará a transição de perto. Nos próximos dias, a chefe do Executivo Municipal deverá assinar um decreto normatizando os trabalhos da equipe de transição de governos. Sobre a possibilidade de um encontro entre ela e o prefeito eleito antes da posse deste último, Rivaldo Fernandes argumentou que “ela não expressou isso”.

Carlos Eduardo deverá anunciar sua comissão de transição na próxima quinta-feira, 1º de novembro.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.