Confira notícia publicada no Jornal de Hoje:
Uma comitiva composta por empresários e lideranças do setor turístico potiguar esteve na Alemanha nos últimos dias para tentar alavancar as relações internacionais com o Brasil e promover o turismo no Rio Grande do Norte em parceria com estados germânicos. Após visita a Baden-Württemberg e Renânia Palatinado, a comitiva, formada por membros do Sistema Fecomércio e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), irá trabalhar agora no fortalecimento do intercâmbio turístico que estimule a troca de visitantes entre os estados alemães e o RN.
O grupo potiguar conheceu os principais atrativos dos dois estados da Alemanha e deverá planejar uma ampla divulgação entre os potiguares do que foi visto. Entre o final deste mês de setembro e início de outubro, uma comitiva semelhante virá da Alemanha para conhecer os roteiros e atrações turísticas do RN, com o intuito de promover a mesma divulgação em terras germânicas.
Segundo contou Habib Chalita, presidente da ABIH/RN, a parceria entre os dois países em prol do desenvolvimento turístico do Rio Grande do Norte e dos estados da Alemanha deverá ter um impacto de médio a longo prazo. “É necessário muito planejamento, orçamento e execução para que esse intercâmbio de visitantes possa dar certo. Uma das necessidades que vimos, mas que não depende de nós, é a viabilidade de voos diretos entre a região metropolitana de Natal e Frankfurt, como acontece atualmente como Fortaleza, Recife e Salvador”, afirmou.
“Essas três cidades já possuem conexão direta com Frankfurt e nós também precisaríamos disso. Porém, é necessário que haja uma intervenção governamental nas negociações com a companhia aérea alemã. Nós, da iniciativa privada, não temos como intervir nisso”, destacou.
A comitiva potiguar visitou 13 cidades dos dois estados alemães. O grupo esteve nas cidades de Mainz (capital da Renânia), Stuttgart (capital de Baden-Würtemberg), Herxheim-Hayna Maikammer, Neustadt, Speyer, Bad Kreuznach, Kauzenburg, Idar-Oberstein, Koblenz, Bad Durkheim, Bingen e Oberwesel.
“Fizemos inúmeras visitas aos pontos turísticos, à rede hoteleira das cidades, restaurantes, entre outros ambientes de atrativo turístico para avaliar como será nossa exposição por lá e como iremos explorar a exposição da Alemanha aqui. Já no RN, a comitiva alemã que vier fará trajetos parecidos, conhecendo os nossos atrativos”, explicou Habib.
Em 2015 a comitiva potiguar deverá voltar aos estados germânicos para conhecer feiras tradicionais em Berlim e Stuttgart e em 2016 o RN poderá participar com stands expondo os atrativos do Estado. A ideia é de que, após esses dois anos, em 2017 os stands do RN nas feiras possam viabilizar ações de vendas.
“Foi uma missão muito proveitosa. O que vimos foram destinos e ideias consolidadas, frutos de grande planejamento. Temos muito o que aprender com eles e há um interesse real em estimular o fluxo cruzado de turistas, daqui pra lá e de lá pra cá. Tenho certeza de que o Rio Grande do Norte ganhará muito com esta nova parceria, em uma área que tem uma importância capital para nossa economia que é o turismo”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz, que chefiou a missão.
Além desta parceria de ‘fluxo turístico’, outros pontos foram tratados no encontro entre os potiguares e alemães. Um deles diz respeito a um intercâmbio entre alunos do Senac e alunos alemães da área de Turismo. A parceria começou a ser costurada na reunião que o grupo teve com o presidente da Dehoga (associação nacional de hotéis da Alemanha, semelhante à ABIH) da Renânia, Gereon Hauman.
A Renânia mantém centros de formação de mão de obra para o setor turístico, com ênfase e destaque para as áreas de Gastronomia e Enologia e a ideia é que os alunos do Senac possam participar de cursos nestes centros, como uma espécie de complemento de suas formações. Estes mesmos alunos teriam, ainda, a oportunidade de garantir empregos no mercado alemão, que frequentemente se ressente de pessoal neste segmento. Da mesma forma, o Senac receberia alunos alemães para ministrar-lhes cursos complementares aos seus currículos.
“Este intercâmbio será muito proveitoso para nós, uma vez que o Senac já tem professores com formações e certificações internacionais. Fechando o ciclo com alunos, a instituição elevaria ainda mais o nível de excelência de formação de mão de obra que já mantém. Ganha o Senac e, claro, ganha todo o mercado potiguar”, diz Marcelo Queiroz.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.