By Jean-Paul Prates Chegamos ao fim de 2013 e às vésperas do maior leilão de energia já realizado no Brasil que será realizado nesta sexta-feira 13 de dezembro.
Para o Rio Grande do Norte, é um momento de apreensão e alerta.
Fizemos hoje, aqui pelo Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN), um levantamento atualizado de quantos parques e quantos MWs eólicos estão aptos a produzir aguardando linhas de transmissão.
Hoje são 39 parques parados, somando 1.109,6 MW de potência instalada apta a gerar energia mas sem fazê-lo por falta das linhas de transmissão. Os parques pertencem a 6 empresas espalhadas pelo território do RN: CPFL Renováveis, ContourGlobal, Energisa, Dobrevê Energia (DESA), SERVENG e Neoenergia/Iberdrola.
É importante dizer que estes 1.109,6 MW somam mais que o dobro da energia já gerada pelos 15 parques que já se encontram em operação no RN, cuja capacidade instalada total é de 423,15 MW.
Temos ainda o agravante de, novamente, a CHESF ter comunicado um novo atraso nas obras das linhas de transmissão no RN:
Source: SustentHabilidade
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.