Notícia publicada no blog Fator RRH por Ricardo Rosado:
O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) está neste momento analisando a proposta de implantação do licenciamento ambiental no Rio Grande do Norte.
Denominado Sislia, o sistema foi desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norteem parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema).
A ideia é dar mais celeridade e simplificar o processo de obtenção de licenças ambientais por parte, principalmente, dos empreendimentos de pequeno porte com baixo potencial poluidor.
Se aprovado pelos membros do Comena, o Sislia promoverá a informatização da documentação.
O requerimento para a licença simplificada, por exemplo, pode ser preenchido pelo próprio empresário.
A documentação continuará sendo analisada por um técnico, porém, a vistoria passará a ser feita por geolocalização, evitando a instalação de negócios em áreas de preservação.
De acordo com o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o sistema surgiu da necessidade de facilitar o licenciamento ambiental, no caso dos pequenos negócios.
“Esse sistema vem para desburocratizar o processo de licenciamento que, devido ao déficit de técnicos no Idema, leva meses para ser concluído. Isso tem mantido os pequenos negócios presos à burocracia”, analisou.
O superintendente ressaltou que o Sislia trabalha em consonância com o atual sistema utilizado pelo Idema, o Cerberus.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.