Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

RN registra quase 17% de abstenções no primeiro turno

6 de outubro de 2014

Notícia publicada no portal G1 RN:

Com 100% das urnas apuradas, o Rio Grande do Norte registrou 16,83% de abstenções nas eleições deste domingo (5). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 391.478 eleitores deixaram de votar. O presidente do TRE, desembargador Virgílio Macedo, a demora na votação por causa da biometria pode ser a principal causa do alto número de abstenções.

“Em virtude da demora na votação causada pela biometria, acredito que o número total de eleitores votantes nesta eleição poderá ser menor”, disse o desembargador. O Rio Grande do Norte teve o segundo menor número de abstenções da região Nordeste.

Ainda segundo os dados do TRE, 7,05% dos eleitores votaram em branco, que representam 136.498 eleitores. 315.236 eleitores votaram nulo, que representa 16,29% do eleitorado do estado.

Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE

Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE

Clique aqui para ver a publicação original

Problemas com urnas em quatro municípios atrasam apuração no estado

Saiu no portal Nominuto.com:

As apurações dos votos das eleições 2014 no Rio Grande do Norte ainda não foram encerradas. Quatro municípios atrasaram a contagem dos votos e por isso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não divulgou os números finais para o estado.

De acordo com o juiz do TRE, Verlano Medeiros, a demora na apuração nos municípios citados se deu por motivos diferentes. “Em Porto do Mangue e Assu houve atraso na votação. Já em Natal o sistema eletrônico das urnas está sendo reprocessado para que ai os votos sejam reenviados para o tribunal”, comenta. Ao total, falta a apuração de cinco urnas para a totalização dos votos.

Em Santo Antônio o atraso continua por causa dos problemas com as urnas eletrônicas. O voto no município se deu por votação manual.

Clique aqui para ver a publicação original

Domingo marcado por problemas na autenticação biométrica e filas

Notícia no portal Nominuto.com:

Poucas ocorrências marcaram negativamente o domingo (5) de eleições no Rio Grande do Norte. Apesar de relatos de problemas no sistema biométrico, que gerou filas e demora em diversas seções de Natal, os eleitores puderam votar sem muitas dificuldades. Um fato isolado, no entanto, ocorreu em Santo Antônio, onde a urna eletrônica da 23ª seção do município apresentou defeito logo no início da manhã. No lugar de solicitar um novo equipamento, o mesário abriu a votação no sistema manual, com cédulas de papel.

Na capital, as eleições começaram no horário previsto, às 8h da manhã. No entanto, uma queda de energia elétrica nos bairros de Dix-Sept Rosado, Alecrim, Lagoa Nova e Barro Vermelho prejudicou o funcionamento normal de sete locais de votação, entre eles o Colégio Nossa Senhora das Neves e a sede do Corpo dos Bombeiros. As urnas eletrônicas que se encontravam nesses lugares tiveram de funcionar com o uso de baterias.

Os principais candidatos ao governo do estado foram às urnas logo no período da manhã. Henrique Eduardo Alves (PMDB) chegou à Fundação José Augusto, no bairro do Tirol, onde vota, acompanhado de familiares e apoiadores da campanha, além da candidata ao senado Wilma de Faria.

Robinson Faria (PSD) também foi à seção eleitoral acompanhado de familiares e apoiadores. Ele chegou à Escola Doméstica junto da também candidata ao senado Fátima Bezerra (PT), com eles também estava o candidato a Deputado Federal Fábio Faria (PSD).

Foto: nominuto.com

Foto: nominuto.com

Os primeiros registros de prisões realizadas por crimes eleitorais também começaram cedo. Em São José de Mipibú, um casal foi detido em uma barreira realizada pela Polícia Rodoviária Federal na BR-101, suspeito de estar distribuindo cestas básicas em trocas de votos. Os dois ainda tentaram argumentar que os alimentos seriam para familiares, mas não soube dizer o endereço, o que levou a polícia a ficar desconfiada.

Na zona de Norte de Natal, três pessoas foram presas em um posto de gasolina, na Avenida das Fronteiras. Todos eram funcionários do estabelecimento, que foi autuado por estar distribuindo combustível em troca de votos. O local apresenta uma fila de quase 100 veículos, esperando para abastecer. O motorista apresentava uma espécie de senha ao frentista, que então dava sequência ao esquema. Nesse caso, porém, não houve como identificar o autor do crime, já que nenhum dos carros presentes no posto tinha adesivos ou outros indícios que remetessem a algum candidato.

No período da tarde, foi a vez do Prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), votar em um colégio no bairro de Petrópolis. Ele foi ao local acompanhado da esposa e cumprimentou as pessoas que estavam na fila. Por volta das 13h30, a atual governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), votou em Mossoró. Logo depois, ela falou com a imprensa, parabenizou o povo potiguar pelo exercício da cidadania no dia de hoje, e lembrou que o futuro governador encontrará o RN melhor do que o entregue à administração dela em 2011.

Em Parnamirim, houve o registro da morte de um eleitor, que sofreu um infarto pouco tempo após ter votado. Ele ainda se encontrava nas proximidades do seu local de votação, quando passou mal e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas ainda tentaram reanimar a vítima, mas não conseguiram.

No fim da tarde, a vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Maria Zeneide Bezerra, informou que as eleições no Rio Grande do Norte poderiam atrasar, devido os problemas na identificação biométrica em várias seções.

Clique aqui para ver a publicação original

 

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.