O mundo político foi pego de surpresa nesta quarta-feira (1) com a notícia dada pela Folha de S. Paulo – sim, eu falei Folha de S. Paulo – de que em depoimento de delação premiada o ex-presidente e sócio da construtora OAS – condenado a 16 anos de prisão – Léo Pinheiro inocentou Lula de corrupção.
De acordo com o empreiteiro, as obras que a empresa fez no apartamento triplex do Guarajá (SP) e no sítio em Atibaia (SP) foram um presente, um agrado a Lula, e não pagamento por benefício. Por causa dessa narrativa, as negociações do acordo de delação com Léo Pinheiro estão travadas.
Ou seja, para os investigadores, Pinheiro está querendo proteger Lula, e por isso, as declarações estão sendo tratadas com cautela. O empresário começou a negociar a delação em março e ainda não tem a certeza de que o acordo será firmado.
Certamente se o empresário tivesse dito que Lula tem culpa no cartório, o acordo já teria sido firmado e tomaria hoje todo o noticiário dos telejornais. Já imaginava o JN divulgando a notícia:
– Ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, condenado a 16 anos de reclusão por envolvimento na Lava Jato, diz em delação premiada que o ex-presidente Lula recebeu como propina o triplex no Guarujá e o sítio em Atibaia, em São Paulo.
– Léo Pinheiro detalhou ao juiz Sérgio Moro como foram as propinas em troca de obras para beneficiar a OAS
– Diante das narrativas, o acordo de delação premiada com o empreiteiro iniciado em março, foi finalmente firmado.
Ouça trechos dos áudios do depoimento:
– O Sr confirma que Lula recebeu propina da OAS?
-Léo Pinheiro – Digo que Lula recebeu o triplex do Guarujá e o sítio em Atibaia (…)
– Estas propinas foram em troca de obras do governo federal para beneficiar a OAS?
-Léo Pinheiro – Sim (…)
– Procurado pelo JN para falar sobre o assunto, o ex-presidente Lula mandou dizer, através da assessoria de imprensa do Instituto Lula, que não fala sobre o caso.
Ora,ora,ora, caro leitor. A delação premiada do ex-dirigente da OAS só vale se incriminar Lula. Em não sendo assim, o acordo para que isso ocorra não será firmado. Tá claro?
Mas a pergunta que não quer calar: como pode uma pessoa presa pedir delação premiada sabendo que se não disser a verdade não terá direito a isso?
A menos que os pedalinhos em forma de patinhos comprados por dona Marisa para os netos brincarem no sítio de Atibaia e a decoração cafona do triplex do Guarujá, como disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sirvam de provas para incriminar Lula.
A conferir!
Acesse o blogdobarbosa clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.