Notícia publicada no portal No Ar:
Cerca de 400 jovens estão se preparando para trabalhar como voluntário na Copa do Mundo de futebol, onde Natal é cidade-sede. A capacitação acontece em parceria com a Prefeitura de Natal, Corpo de Bombeiros Militar do RN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade de Brasília (UnB). Os voluntários irão ajudar turistas que irão visitar o estado durante o mundial de futebol.
O coordenador da capacitação em Natal, Wanderley Silva detalhou que os jovens fazem parte do projeto Voluntariado Brasil, não tendo nenhuma ligação com os voluntários que irão atuar no perímetro de segurança da Fifa. A preparação se divide em quatro módulos para atender de diversas maneiras os visitantes.
“Os voluntários estão se capacitando em quatro segmentos, o de Mobilidade Urbana, onde a Prefeitura ficou responsável pela palestra. Tem também ensinamentos de Segurança e Primeiros Socorros dados pelo Corpo de Bombeiros de Natal e Brasília; Turismo que cabe também a Prefeitura e por último, Educação Física e Arte que será lecionada pela UnB”, explicou Wanderley Silva.
Além dessa capacitação, anteriormente, os voluntários participaram de um curso de ensino à distância que tratava de diversos assuntos.
“São estudantes de Natal, do interior do estado e dos estados vizinhos, como a Paraíba. Depois da capacitação voltada para esses assuntos eles serão distribuídos para aonde a Prefeitura do município acha que eles devem atuar”, comentou Silva.
A secretária municipal de Educação, Justina Iva, representa a Prefeitura no Voluntariado Brasil. Ela citou alguns dos 23 pontos que haverão os voluntários, como shoppings, supermercados, aeroporto de São Gonçalo do Amarante, rodoviária, paradas de ônibus, orla marítima e o largo do Teatro Alberto Maranhão.
Justina está receosa com a quantidade de voluntários presentes na capacitação e já planeja um plano B para atender a demanda de turistas nos locais determinados. A secretária cogita escalar servidores públicos para preencher as vagas.
“Nossa projeção é trabalhar com 750 voluntários, foram inscritos 2.228 pessoas. Mas não estou vendo essa quantidade. Se o número não confirmar, vamos traçar um plano B, reduzir o número de voluntários em um local, reduzir o turno”, afirmou a secretária. Ela aguarda o fim da capacitação para receber o banco de dados dos voluntários aptos ao trabalho.
Voluntários
A estudante de Educação Física da UFRN, Adriana Clementino, optou por se inscrever no projeto por achar o sistema de trabalho de prestação de serviço interessante e a possibilidade de um maior aprendizado.
“Espero ao máximo atender a necessidade do turista, seja ele estrangeiro ou não. Falar dos locais, orientar sobre quais os ônibus ele deve pegar. E também falar da minha cidade. O próprio natalense não conhece a sua cidade e isso não é só aqui. Dessa forma, vou conhecer minha cidade”, declarou Adriana.
O também estudante de Educação Física, Ider Freire, diz que sempre gostou de participar de projetos, mas esse tem um sentimento diferente. “É uma Copa do Mundo. Gosto muito de futebol e é um evento grandioso. Espero que seja algo extremamente gratificante e vou passar um pouquinho da nossa cultura para os turistas”, afirmou Freire.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.